Edição 2020: Governar a Cidade na Europa Medieval

O Instituto de Estudos Medievais da NOVA-FCSH e a Câmara Municipal de Castelo de Vide organizam nos próximos dias 8-10 de outubro de 2020 as V Jornadas Internacionais de Idade Média, este ano subordinadas ao tema: Governar a Cidade na Europa Medieval.

A importância desta temática implicou a sua escolha para as Jornadas Internacionais de Idade Média a terem lugar em Castelo de Vide em 2020. Tendo como espaço de observação a Europa cristã e islâmica pretende-se que sejam analisadas as distintas problemáticas geradas pela governança das cidades com recurso a variadas fontes de informação e sempre procurando que as perspetivas compreendam a História, a Arqueologia, a História da Arte, a Literatura, o Direito, entre outros.

Convidam-se os investigadores de qualquer área científica, que se interessem pelo tema no período medieval a apresentarem propostas de sessões e comunicação no âmbito dos seguintes painéis temáticos:

  1. As instituições do poder urbano: Funções e sistemas de recrutamento
  2. Os rostos da governança: As elites urbanas
  3. As marcas da governança no urbanismo medieval: Espaços e construções
  4. Entre o escrito e o vivido: A legislação municipal e a sua aplicação
  5. Governar o espaço municipal: A cidade
  6. Governar o espaço municipal: O termo
  7. Bom governo da cidade: gerir as adversidades
  8. O mau governo da cidade: Fraude, corrupção, prepotência
  9. A gestão financeira das cidades
  10. A fiscalidade municipal: Impostos e taxas
  11. As relações entre os poderes dentro da cidade
  12. As relações do poder concelhio com os poderes exteriores: cooperação e/ou conflito
  13. Ligas e/ou irmandades urbanas
  14. Discursos e representações sobre a governação urbana
  15. A construção da memória e da identidade urbana
  16. Governar Castelo de Vide durante a Idade Média

A estrutura do encontro contará com 3 conferências plenárias realizadas por investigadores convidados pela organização e com sessões temáticas. Cada uma dessas sessões será constituída por três comunicações e terá a duração de 60 minutos. Os investigadores interessados poderão propor assim sessões ou comunicações individuais. Poderão ainda ser apresentados pósters no âmbito dos painéis temáticos propostos.

As Jornadas contam também como um programa sociocultural que inclui um jantar e visitas guiadas a locais a determinar, decorrendo uma delas após o programa científico. Durante o encontro será ainda lançado o livro que resultou das IV Jornadas Internacionais de Idade Média de Castelo de Vide, realizadas em outubro de 2019.

As línguas do encontro são o português, o espanhol, o francês e o inglês.