Viagens e alojamentos

A Câmara Municipal de Castelo de Vide coloca à disposição dos comunicantes as seguintes viagens de autocarro, mediante inscrição prévia:

  • NOVA FCSH – Castelo de Vide | 7 de outubro: 18h*
  • Castelo de Vide – NOVA FCSH | 10 de outubro: 15h**

*Os participantes que se desloquem de avião com bagagem de porão deverão contar com cerca de 1h para recolha da bagagem, bem como possíveis atrasos nos voos. O autocarro partirá à hora marcada e não está sujeito a alterações.

**Hora de chegada prevista à NOVA FCSH: 18h.

 

Localização de Castelo de Vide

 

Como chegar a Castelo de Vide

Lisboa – Castelo de Vide

Cáceres – Castelo de Vide

 

Alojamentos

Toda a informação acerca dos alojamentos em Castelo de Vide em: http://idade-media.castelodevide.pt/pt_PT/alojamento/

 

Programa Social

 Tendo em conta a temática da presente edição da Semana de Estudos Medievais – Governar a Cidade na Europa Medieval –, a Comissão Organizadora escolheu o fresco do “Bom e Mau Juiz”, datado do séc. XV e patente nos antigos Paços de Audiência, em Monsaraz, para imagem da Escola de Outono.  Por este motivo, e pelo facto de Monsaraz se inserir na cronologia histórica em estudo, o programa social deste ano versa uma visita a Monsaraz, nomeadamente ao Museu do Fresco.

Os Paços de Audiência, edificados no segundo quartel do séc. XIV e ampliados no seguinte para albergar a cadeia comarcã, sofreu danos consideráveis com o terramoto de 1755. Contudo, na Sala do Tribunal é possível observar o fresco “Bom e Mau Juiz”, descoberto por trás de um tabique de tijolo em 1958, aquando obras de requalificação do edifício. O fresco, obra única em Portugal no que a esta temática diz respeito, representa a alegoria da justiça terrena, onde os elementos principais – o Bom e o Mau Juiz – estão rodeados de elementos que representam a isenção e a corrupção humanas.

Programa:

8h00 – Saída de Castelo de Vide em direcção a Monsaraz

10h30 – Chegada prevista a Monsaraz

11h00 – Visita ao Museu do Fresco de Monsaraz

12h00 – Passeio pela vila de Monsaraz;

13h00 – Almoço (Brown Bag)

14h00 – Saída de Monsaraz em direcção a Lisboa (FCSH, Av. de Berna)

 

No âmbito do cumprimento das normas Covid-19, no que à realização de visitas e viagens diz respeito, informa-se o seguinte:

  1. A viagem está limitada à participação de 26pessoas;
  2. O uso de máscara no transporte é obrigatório;
  3. O uso de máscara e o distanciamento social durante a visita são obrigatórios.

 

Mais se informa que a Organização está a envidar todos os esforços para que o programa social decorra nas melhores condições de segurança sanitária, de acordo com as recomendações nacionais e internacionais relativas à prevenção da pandemia por Covid-19, pelo que a realização da visita está dependente da evolução da situação pandémica que o país e o mundo atravessam.