As cidades medievais constituíam grandes concentrações humanas, onde homens, mulheres e crianças tinham quotidianos diferentes, consoante o local onde habitavam e laboravam, o seu género, a sua religião e condição social e ainda, os seus rendimentos. Em alguns momentos, a aparente normalidade do quotidiano podia ser interrompida por acontecimentos marcantes. Se uns eram alegres, como as festas e as entradas régias, outros podiam ser perturbadores, como o Carnaval, ou, até mesmo, agitados, como o início de um cerco militar.
Assim, e num tempo de quotidianos inesperadamente alterados como os atuais, o Instituto de Estudos Medievais da NOVA-FCSH e a Câmara Municipal de Castelo de Vide organizam nos próximos dias 7-9 de outubro de 2021 as VI Jornadas Internacionais de Idade Média, este ano subordinadas ao tema: A vida quotidiana da cidade na Europa Medieval. Tendo como espaço de observação a Europa cristã e islâmica, pretende-se que esta temática seja abordada grosso modo através de quatro perspetivas distintas, mas complementares: I) os espaços do quotidiano, como as residências, os locais de trabalho e as instituições leigas e religiosas; II) os tempos do quotidiano quer sejam os da normalidade ou os dos momentos de exceção; III) o quotidiano dos seus habitantes, sejam estes crianças, velhos, homens, mulheres, cristãos, judeus, mouros ou estrangeiros, etc; IV) os objetos e utensílios empregues no dia-à-dia da vida urbana, considerando a sua produção, os seus usos ou as preferências dos moradores e dos forasteiros.
Convidam-se, assim, os investigadores de qualquer área científica (História, a Arqueologia, a História da Arte, a Literatura, o Direito, entre outras), que se interessem pelo tema no período medieval a apresentarem propostas de sessões e/ou de comunicação no âmbito dos seguintes painéis temáticos:
- Quotidianos domésticos: espaços, tempos e protagonistas
- Quotidianos das instituições leigas e religiosas: espaços, tempos e protagonistas
- Quotidianos infantis e juvenis: espaços, tempos, protagonistas
- Quotidianos femininos: espaços, tempos, protagonistas
- Quotidianos masculinos: espaços, tempos, protagonistas
- Quotidianos das minorias étnico-religiosas: espaços, tempos, protagonistas
- Quotidianos agitados: revoltas, conflitos e guerras
- Tempos de exceção: entradas régias e festas
- As emoções no quotidiano: afetos, amor e sexo
- Materialidades do quotidiano: materiais, funções e preferências
- O quotidiano representado: literatura e arte
- O quotidiano em Castelo de Vide durante a Idade Média
A estrutura do encontro contará com 4 conferências plenárias realizadas por especialistas convidados pela organização e com sessões temáticas. Cada uma dessas sessões será constituída por três comunicações e terá a duração de 60 minutos. Os investigadores interessados poderão propor assim sessões e/ou comunicações individuais.
As Jornadas contam também como um programa sociocultural que inclui um jantar e visitas guiadas a locais a determinar, decorrendo uma delas após o programa científico. Durante o encontro será ainda feita a apresentação pública do livro que reúne uma seleção dos textos expostos nas V Jornadas Internacionais de Idade Média de Castelo de Vide e na Escola de Outono, realizadas em outubro de 2020.
As línguas do encontro são o português, o espanhol, o francês e o inglês.